a melhor estratégia de gestão do tempo

Se há algo que valorizo é o tempo.

É o tempo que nos permite estar com as nossas pessoas.
É o tempo que nos permite estudar e trabalhar.
É o tempo que nos permite divertir.
É o tempo que nos permite pensar nas nossas coisas e fazer melhor.
Posto isto, não deixa de ser incrível o número de pessoas que se queixa de não o ter.
Já ouviu isto, não já?

Atrevo-me a afirmar que já várias vezes pediu, para si, um dia com mais de 24 horas para conseguir
fazer tudo o que gostaria. Verdade ou não?
Então qual é a melhor estratégia de gestão do tempo?
Uma verdade inabalável é a de que não podemos fazer tudo, temos de fazer escolhas. 24h são tempo mais que suficiente para fazermos muitas coisas. Se se sente assoberbado de trabalho e sem conseguir fazer tudo o que gostaria, está certamente a cometer este erro: não diz “não”.
Dizer “não” é a melhor estratégia para gerir o seu tempo.Dizer não permite-lhe proteger-se, colocando limites.
– Podes fazer só mais este trabalho em cima dos quinhentos que já te pedi?
Claro, mas não agora ou pelo menos sem que outros fiquem para trás. É fundamental estabelecer limites para poder ser mais produtivo. E se é daquelas pessoas que diz que não tem tempo livre e não descansa, mais importante é, que rapidamente aprenda esta estratégia.
Sentia-se seguro se no início de uma cirurgia o médico comentasse que não dormia há dois dias?Poderia desdobrar-me em exemplos, mas certamente que consegue ver um exemplo equivalente na sua profissão.

Quando não diz “não”, com bom senso claro, não pedindo ajuda ou delegando tarefas, vai para além do seu limite e as tarefas em que se empenha são realizadas com o seu pensamento, e sobretudo o seu desejo, já bastante focados no descanso. Quando chega a hora do descanso, o seu pensamento e a sua disponibilidade ficam também comprometidas, pois não estabelecendo limites, certamente fica a pensar naquela coisinha que gostaria de ter feito hoje e amanhã mal acorde vai ter de fazer sem falta.

Já viu este filme? Nele não trabalha com todas as suas capacidades disponíveis para se focar e não as desliga completamente quando precisa de descansar.
Faz-lhe sentido?
Por que motivo será que o faz?