Meninas hoje vamos sair?

Meninas hoje vamos sair?
Não sei se vais, se são só meninas ou se vais “curtir”, mas a sensação de ter tempo livre para fazer o que nos dá prazer é qualquer coisa de especial.
Num outro sábado, há muito tempo, ouvi durante o tempo livre de um grupo de amigas um comentário que seria qualquer coisa como:
MAS PARA TI SER MÃE É DIFERENTE…
Uma frase que se referia a um problema dos dias de hoje de todos – mulheres, homens, casais, famílias – o de gerir a capacidade de se ter vida pessoal e profissional, isto é, conjugar os papéis de mulher, amiga, namorada, mãe e profissional numa agenda e numa pessoa só.
Se por um lado se se decide ter filhos e ficar em casa as mulheres são diminuídas, se trabalham e se dedicam a construir carreira são mães ausentes. Se não saem para estar com os filhos deixam de ser interessantes, se saem e os deixam em casa, são umas desinteressadas na palavra mais diplomática e agradável que o vocabulário consegue alcançar.
Que assunto tão não assunto. 
Cada um sabe de si e de como é mais feliz, mas preocupa-me quem gostava de fazer diferente e não consegue, pelas ideias e pelos sonhos que vão iluminando o caminho e vão sendo arrumados na gaveta, seja pelo receio de se atrever, seja pelo medo de prejudicar as crianças ou pelo o que os outros vão pensar. Outro ou estes e outros.
Ter filhos é uma transformação fantástica na vida de alguém, mas um desafio a quem toma esta decisão, ao casal que deixa de ter o mesmo espaço para namorar, para a sua sexualidade que pode ser difícil de retomar, para a organização do dia-a-dia, para a relação com a família alargada porque todos crescem um bocadinho…
Por que motivo a opinião dos outros terá de ter um lugar mais importante na tua vida do que a tua?
Há momentos de transformação na vida das pessoas. Ter filhos ou vê-los precisar cada vez menos dos pais são dois exemplos apenas. No que toca a ideias e sonhos a serem dobrados estilo Marie Kondo e guardados na gaveta, é um desperdício. As boas ideias e os sonhos grandes devem quando muito ser actualizados, modificados e dar lugar a outros. E se não se conseguir fazer isto sozinho, porque não pedir ajuda?
Meninas hoje vão sair? Espero que sim e que se divirtam ou que simplesmente façam o que vos parecer ser o melhor para vocês!