Como são os bastidores de uma psicóloga?

Comecei por escrever este texto com o intuito de partilhar o que são os bastidores da vida de uma psicóloga.

Como são os bastidores da vida de uma psicóloga?


Pensei no meu gabinete, nas pessoas com quem trabalho e nas mudanças dos últimos meses. Pensei no setting terapêutico que criei em minha casa nos últimos meses e como se tem vido a modificar ao longo do tempo. Fazia-me sentido mostrar que acredito que um bom profissional nesta área faz consultas, mas não só: escreve, lê, estuda, reflecte; discute estratégias, formas de trabalho e objectivos terapêuticos com colegas mais experientes ou com outras visões; faz a sua análise pessoal, a sua própria psicoterapia, para se conhecer melhor, a si mesmo na relação com os outros e aos outros. Trabalha com colegas de outras áreas!

Comecei a planear o que queria que aparecesse e pesquisei como queria editar a imagem. Quando terminei, olhei para a fotografia que partilho neste post e vi aquilo que ia para além dela. Vi o meu silêncio, a minha capacidade de estar só e a sua dimensão solitária. Percebi o prazer que sinto naquilo que faço, o modo como guardo o que me depositam, o seu eco em mim e o lugar onde o guardo, em elaboração, dentro de mim até à sessão seguinte. Percebi a minha força e aquilo que me move.

Questionei-me como seria a fotografia se remetesse para os bastidores da vida de uma “psicóloga off duty“. Decidi que é essa a próxima fotografia que irei tirar.

Como são os bastidores da vida de uma “psicóloga off duty”?


Os meus textos de quando em vez, vão parecendo exercícios de associação livre, mas hoje levaram-me a esta forma de trabalho, uma técnica/metodologia chamada Photovoice, que me acompanha desde sempre.

Concluo que escrevo hoje para deixar um convite. É um convite a quem o quiser agarrar e todos são bem vindos!

E que convite é esse? Cada vez mais acredito que não crescemos sozinhos, mas uns com os outros. Cada vez mais acredito que nos devemos ouvir e cuidar de nós o melhor possível. Tendo estas duas ideias presentes, para comemorar o lançamento do meu novo site, decidi convidar-vos a participar nele.

O meu desejo é o de criar uma galeria onde a exposição permanente, sempre em construção, somos nós. Não falo de fotografias em destinos paradisíacos ou modelitos caros; de fotografias profissionais ou com técnicas muito elaboradas. Falo de fotografias que podem ter tudo isso ou nada disso, que sejam bonitas porque nos reflectem, têm significado para nós e nos revelam a nós mesmas. Revelam-nos a nós partes de nós, muito mais do que nos revelam aos outros.

Quem participa e quer mostrar como são os bastidores do vosso projecto? Do vosso trabalho? Do vosso estudo? Teria muito gosto de vos ter por aqui comigo! Publico a minha próxima fotografia a responder a esta questão na próxima terça, Gostava de contar consigo.

Como são os bastidores do seu trabalho?


O convite fica em aberto durante o mês de Julho. Quem quiser participar pode enviar-me até 5 fotografias para o e-mail abaixo, até Domingo. Eu proponho-me publicar as fotografias que chegarem na segunda-feira.

O meu e-mail: geral@saracarvalhal.pt

Quem alinha?

Querem saber onde aparece este gosto pela fotografia? ESCREVAM-ME ou vejam o meu percurso AQUI,