Gravidez: seis notas para ler antes da crise

A notícia de que se vai ser mãe e pai deveria ser acompanhada, para além de toda a alegria e algum medo que traz associada, de algumas notas para ler antes que se chegue a uma situação de crise.
Propunha qualquer coisa como:

Leia com atenção todo este folheto antes de ficar triste ou ansiosa/o com a gravidez actual, pois contém informações importantes para si.

1. Pais e mães reagem de modo diferente a esta notícia.
Se dentro de uma mulher o alvoroço é grande e durante este período, mãe e bebé são um só, para os pais, poderá não se operar uma transformação tão imediata. Sempre ao lado, mas sem um bebé na barriga, sem a fusão que a mãe começa a criar com o bebé, os próximos nove meses serão vividos de forma única e diferente por ambos.


2. A gravidez não é só glamour.
Os sintomas iniciais de mau estar são quase recebidos com algum carinho: “Oh… Estou grávida…”. A vida deve continuar como antes, mas o que é certo é que começa a desenhar-se muito diferente. 
Nove meses passam a correr, mas ainda são um período de tempo considerável durante o qual acontece um mundo, durante o qual se cria um novo mundo, uma nova vida. Sempre que pergunto a alguém como correu a gravidez e me dizem “Correu tudo bem”, espero um pouco e volto a perguntar.

O bebé nasceu saudável e foi óptimo estar grávida. O que lá vai, lá vai, não é? O balanço é muito positivo, mas e os inchaços? As noites mal dormidas? Os pés nas costelas? As gravidezes de repouso absoluto? Os sustos? As angústias antes das ecografias? Pode acontecer isto tudo ou nada disto, mas há momentos mais ansiosos ou mais tristes e pelo bem do bebé, há que olhá-los, pensá-los e colocá-los no devido lugar.

3. É normal ter medo.

Dentro das mães começa a imaginar-se como será o bebé e como será ser-se mãe; pensa-se nos modelos de parentalidade dos próprios pais, daqueles que são mais próximos e começa a crescer a ideia do que se quer ou não fazer com os filhos. Criam-se muitas expectativas sobre o que está para vir, sobre o próprio desempenho ou o que vai mudar.

Nove meses é muito tempo para ir arrumando estas ideias, mas não faz mal se não se souber tudo. A surpresa de crescer e ir descobrindo aos poucos o que é ser pai e mãe é um prazer que não deve ser negado por ansiedade, tristeza ou pelos outros. 
4. No momento do nascimento, o bebé é uma pessoa nova que conhecemos.
E há um “boom” de visitas. Imaginem que estão num jantar com mais duas pessoas, onde uma é uma estranha. Com alguma facilidade, pondo de lado a timidez, as pessoas se conhecem. Imaginem conhecer uma pessoa num ambiente de festa, num entra e sai de gente.
Para conhecer o bebé, os pais devem criar o ambiente que sentem para eles ser o mais confortável para se poderem relacionar.

5. Os avós têm quase “carta branca” para estar com o bebé.
São os pais dos pais, um apoio importante, mas é fundamental que o pai e a mãe possam partilhar alguns momentos a sós com este. Mais uma vez, descobrir o que é ser pai e mãe é uma surpresa a que ninguém deve ser privado. Por que motivo os pais não poderão criar esta nova equipa num ambiente de maior intimidade?
Após o parto, acresce ainda o bem estar e a saúde da mãe. Os olhos que estavam todos nela, dirigem-se agora para o bebé, como é natural, mas certamente que para receber todos esses “olhos”lá por casa, ela saberá de entre os presentes com quem estará mais confortável. Sim, as mães dizem que esquecem as dores do parto, mas o corpo sabe o que passou e não é nenhuma extravagância permitir aos novos pais puderem conversar, planear e negociar como se imaginam nos primeiros dias com o novo filhote e como poderá ser mais confortável para cada um deles.
6. Pais e mães continuam a ser namorados.
Os bebés ocupam espaço e tempo na vida e agenda do pai e da mãe. Depois de tudo o acima descrito – e tudo o que acima ficou por dizer – torna-se um pouco difícil para aos pais encontrarem-se um pouco e namorarem. Nos primeiros tempos poderão estar mais absorvidos com a novidade, mas esta ideia é de não perder de vista: são pais e mães, mas serão sempre namorados. Quem convida primeiro a namorar?

Fotografia: Photo by Phalinn Ooi on Foter.com / CC BY